A
ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE.Dando início nessa nova etapa de
formação de estudo que é o ensino superior o estudante encontra novas
exigências e mais especificas para prosseguir nos seus estudos. Para começo
diante de tarefas novas que serão impostas a esse estudante logo lhe será
solicitado um novo tipo de postura, partindo daí a necessidade de atribuir
medidas apropriadas, estar disposto a asssumir essa nova situação e encara-la
de frente. No entanto o processo didático e pedagógico continuará assim como a
aprendizagem, mas de forma diferente, pois sofrerá mudanças na postura de
estudar sem deixar de usar os conhecimentos adquiridos corretamente em seus
estudos anteriores. Seguindo de forma certa essas novas bases de estudos o
aluno terá certeza de um bom proveito em seu curso. Essa organização se dá em
dois périodo, primeiro a conscientização do estudante que na verdade só depende
dele, mesmo que seje pelo o seu próprio desenvolvimento intelectual, ou até
mesmo pelo desenrolar do processo educacional tudo se transforma em exigência
para uma melhor assimilação de aprendizagem, independência relacionado com a
estrutura de ensino e dos recursos institucionais que ainda estão presentes.
Com isso o desenvolver aprofundado da vida agora cientifícamentre passa a
extrair do aluno uma forma de expressar mais critíca e rigorosa. A função do
ensino superior é de fornecer instrumentos, armas ou ferramentas para estimular
o desenvolvimento criador do estudante. Em segundo o estudante já convencido da
real situação deve trabalhar num projeto individual com ajuda de instrumentos
que servirá para o dominío e manipulação no desenvolver deste e atráves deles que
o aluno passará a organizar e disciplinar sua vida de estudos, que agora a
assimilação do conteúdo será feita não mais de forma passiva e mecânica como
era anteriormente e sim dispor de material relacionado à sua área específica e
saber explora-la adequadamente. No que diz respeito à vida universitária quase
sempre tem atividades no ramo prático, de laborátorio ou de campo de acordo com
cada habilidade em cada área. Mas para se chegar nesta parte é preciso passar
por um fundamento téorico no qual diz respeito o ensino superior é por aí que
começa a tarefa de aprendizado na universidade. A assimilação desses conteúdos
é feita em sala com a explanação do professor, mas a garantia do estudo é de
responsabilidade de cada estudante por isso o mesmo deve dispor de algumas
ferramentas de trabalho que no meio superior é fundamentalmente bibliográficos.
É de importância destacar que ao começar sua vida de universitário o aluno
precisará formar sua própria biblioteca adquirindo de forma bem diversificada
livros que serão fundamentais para desempenhar seus estudos, a mesma deverá ser
especializada e de qualidade. No início o estudante precisará armazenar-se de
textos básicos relacionados com sua área a exemplo de dicionários, algumas
revistas especializadas todo esse material de acordo com seu curso específico,
mais tarde conforme o avanço do curso adquira textos monográficos referentes à
matéria. O universitário deve passar por um embasamento lógico que o inicie ao
pensar e cabe ao professor conduzir os alunos a desvendar as vias de
aprendizagem, ressaltando esses instrumentos de trabalho tem destaque às
revistas que não é utilizado com frequência pelos estudantes superiores, esse
instrumento mantên atualizada a informação em determinadas áreas do saber, a
função desta é participar da vida intelectual lhe permitindo acompanhar o
desenvolvimento de seu curso. É importante estimular aos universitários o
interesse em participar de atividades extra-escolares exemplo simpósios,
congressos e outros. Também é necessário lembrar que atualmente em nosso meio
há instrumentos de trabalho que merecem destaques importantes são eles os
recursos eletrônicos, referindo-se à rede mundial de computadores, a nossa
internet e a outros recursos desta área que o estudante tem a possibilidade de
utilizar. Esses materiais didáticos servem como base para o estudo pessoal do
aluno, a maneira mais adequada e fácil de fazer apontamentos é a prática da
documentação, procedemos da seguinte forma as informações são adquiridas em
aulas expositivas exemplo em debates, seminários e anotadas provisoriamente em
um caderno depois o aluno irá analiza-las e corrigi-las para transferir nas
fichas de documentação. No entanto à colher essas informações durante a
apresentação do professor surgem muitas idéias e a maioria delas acaba ficando
esquecido, por isso um detalhe a lembrar é necessário retirar as idéias principais
da exposição para facilitar a construção do contexto. Outra prática é através
de registro, ou seja, registrando palavras ou expressões que mostram uma idéia
fundamental procurando investir na compreensão sem preocupação se faltar texto
e sem muitos detalhes tratando-se apenas de objetivos e conceitos precisos.
Dessa forma o estudante estará desenvolvendo de maneira inteligente e racional
a sua aprendizagem sem se preocupar em decorar os assuntos, pois já está tão
por dentro, ou seja, familiarizado que tem o dominío pleno até mesmo para
assuntos que a primeira vista parece ser difícil. Esses mesmos metódos podem
ser aplicados em outras situações criadas para a participação do universitário
para trabalhos em grupos, ou seminários, ou elaborando pesquisas não mudará
nada exceto os diferentes objetivos. Com isso se mostra claro a rigidez
aplicada a esta proposta de aprendizado que sem dúvida e muito eficiente.
Alguns universitários não conseguem se encaixar nessa discplina, por exemplo,
os brasileiros, pois em sua maioria não dispõem de tempo na qual seus cursos
precisam porque exercem funções profissionais, ou seja, trabalham em paralelo
ao curso superior ainda sim se exigi uma organização para o pouco tempo que tem
disponível no uso do estudo em casa que será indispensável para o seu
desempenho futuramente numa pós-graduação caso esse aluno se interesse ou até
mesmo em atividades profissional em relação ao seu curso. O interessante é
aproveitar o tempo disponível com ajuda de uma sequência de priorizações, feito
essa escala e o levantamento de um tempo disponível é importante dispor de um
horário para o estudo em casa, sendo que determinado esse tempo de suma
importância cumpri-lo e com rigor construindo um ritmo de estudo. Seguindo
essas regras a produtividade torna-se agradável e eficiente, detalhe essas
mesmas regras são aplicadas ao estudo em grupo que também deverá dispor de um
horário e se reunir para começar a desenvolver o trabalho colocado sem
destrações determinando tarefas, etapas e formas de desempenhar o trabalho,
visando também um período de intervalo para descanso da mente. Caso esse
período ir além de duas horas de estudos é preciso uma pausa de meia hora que
será suficiente e não terá alteração no ritmo do estudo, no entanto este intervalo
deve ser cumprido da mesma forma dos demais impostos à risca. Tendo a
necessidade de maior concentração distribua o tempo de estudo para os outros
dias da semana cumprindo sempre o que foi determinado. Para não perder o foco
do que foi estudado o aluno sempre deverá rever suas aulas, uma boa organização
do estudo possibilitará um maior proveito de aprendizagem. Portanto essas
diretrizes que foram apresentadas neste são de grande importancia, pois ajudará
e facilitará a organização de uma boa forma de estudo, além disso, estará
desenvolvendo para o próprio aluno uma nova postura de aprendizado juntamente
com métodos e materiais específico para cada área abordando de forma fácil e
prática e estimulando ao estudante uma nova forma de pensar com senso mais crítico,
mais lógico, mais criativo despertando seu interesse por esse novo mundo que
estará participando agora que é a universidade, ou melhor, o ensino superior.
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