DOCUMENTO
DE ARAXÁ: SEUS PRESSUPORTOS
APRESENTAÇÃO
E SINTESE DO DOCUMENTO DE ARAXÁ
APRESENTAÇÃO
DO DOCUMENTO DE ARAXÁ
A realização do 1º seminário de Teorização
do Serviço Social foi, no Brasil, uma tentativa significativa, de maneira
conjunta e internacional, de estudar e teorizar a Metodologia do Serviço
Social.
O 1º
Congresso de Serviço Social, em 1947, que adotou um novo conceito para o
Serviço Social. O tema da Metodologia do Serviço Social tambem foi objeto de
estudo pelas escolas de Serviço Social atravéis das convençôes da Associação
Brasileira de Ensino de Serviço Social atravéis das convençôes da Associação
Brasileira de Ensino de Serviço Social.
O 1º
Seminário de Teorização de Serviço Social foi promovido pelo CBCISS – Centro
Brasileiro de Cooperação e Intercambio Serviço Sociais, que convocou um grupo
de 38 assistentes sociais, para uma semana de estudos sobre “ Teorização do
Serviço Social”. Esse encontro aconteceu de 19 a 26 de março de 1967, em Araxá.
Esse Seminário se insere dentro de um
momento de questionamento por parte do Serviço Social e de busca de uma
metodologia, mas adequada de inserção ao desenvolvimento. Balbina Ottoni, analisando
esse momento histórico, afirma: “No inicio dos anos 60, vários fatores levaram
os assistentes sociais a questionar a natureza e operacionalidade do Serviço Social.
O Serviço Social no Brasil surge na decáda de
1930 ‘ na sua evolução, o serviço social, como prática institucionalizada,
caracterizou-se pelo desempenho de papéis relacionados com disfunçôes
manifestadas no nivel do individuo sob formas de desajustamentos sociais e ao
mesmo tempo indentificadas ao nivel das estruturas sociais”. Como prática institucionalizada,
o Serviço Social se caracteriza pela atuação junto a individuos com desajustamentos
familiares e sociais. Tais “desajustametos muitas vesez decorrem de estruturas
sociais inadequadas”. “ Obeserva-se que a absorção dos profissionais do,
Serviço Social no plano prático prejudica, por vezes, a reflexão sobre as
experiencias realizadas e retarda as oportunidades de analise e desenvolvimento
de um quadro de referencias que permita a definição de sua natureza,
dificultando, também, sua colocação no quadro das ciencias técnicas.
É
necessario uma reformulação do Serviço Social “ em novas linhas de teoria e de
ação para melhor servir a pessoa humana e a sociedade. A consciencia do
desenvolvimento vem exigindo do Serviço Social novos papeis, daí a necessidade
tambem de sua reformulação. “ A partir desse novo enfoque o Serviço Social devera
romper o condicionamento de sua atuação ao uso exclusivo dos processos de caso,
Grupo e Comonidade, e rever seus elementos constituidos, elaborando e
incorporando novos metodos e processos”.
O
trabalho com individuas, grupos, comunidades e populações não é exclusivo do
Serviço Social... o que lhe é particular é o enfoque orientando por uma visão
global do homem, integrado em seu sistema
social. O documento mostra a importançia do conhecimento da realidade
nacional. E diz que esse conhecimento “... é pressuposto fundamental para que o
serviço Social nela possa inserir-se adequadamente, neste esforço atual de
reformulação teorico-pratica.
FATOS E ACONTECIMENTOS DA HISTORIA BRASILEIRA NA EPOCA DO DOCUMENTO DE ARAXÁ – GOVERNO CASTELO BRANCO.
Na primeira parte deste trabalho – nos dois
primeiros capitulos procuramos analisar o Serviço Social atraveis dos fatos e
acontecimentos que antecederam ao documento de Araxá. Fatos e acontecimentos
referentes ao contexto economicos e politico do Brasil e os da propria historia
do Serviço Social, onde salientarmos dois pontos a influencia do neotomismo e a
presença do desenvolvimentismo com enfase na formação tecnica.
Analisaremos agora o momento. Nesses termos,
seu capitalismo é muito pouco autentico e cheio de contradição. Afirmam em
todos os documentos que pretendem fortalecer o setor privado emdetrimento do
publico, mas nacionalizam empresas hidreletricas estrangeiras e dentro desse
contexto historico e ideologico que surge o documento de Araxá.
FATOS
E ACONTECIMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL NA EPOCA DO DOCUMENTO DEARAXÁ – A
RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O documento de araxá nasce num momento em
que acontecimentos importantes marcam a vida do serviço social
latino-americano. Nesse periodo historico, temos o chamado movimento de
reconceituação do serviço social. É o que de maneira sintetica explicitaremos
em seguida, limitando-nos á analise de aspectos que situam o documento de Araxá
dentro do movimento.
No inicio da decada de 60, grupos de
assistentes sociais passam a questionar o serviço social quanto a sua natureza
e operacionalidade. Esse questionamento é o da validade do corpo teorico do
Serviço Social em face a realidade da America Latina. No Brasil esse
questionamento se fez por um numero
significativo de assistentes sociais, que pelos que estavam comprometidos com
os programas do governo mas que desehavam reformas, quer por aqueles mais
ligados com o povo.
Esse
questionamento começa a consolidar-se com os chamados seminarios passaram a
preconizar um Serviço Social latino americano. Mas o que vem a ser a
reconceituação do Serviço Social? Significa “ conceituar de novo”, e isto supoe
a existencia de conceitos “ velhos” ou que precisam ser revistos ou
substituidos.
De
inicio a reconceituação nasceu do desejo de superar o Serviço Social
tradicional, que foi transplantado da Europa e dos Estados Unidos, e adequa-lo
á realidade de um continente subdesenvolvido e dependente. Nesse começo o
trabalho era de descobrir instrumentos de acordo com a nossa realidade sem
chegar a um questionamento das estruturas e continuando a ter como referencial
teorico o funcionalismo. Mas vai surgir com toda enfase com o documento de
Araxa “ no Brasil, o movimento de
reconceptualização surgiu a preocupação com o enfoque teorico.
O I seminario de Teiorização do Serviço
Social, reliazado em Araxá, em março de 1967, é o evento que marca, de forma
mais significativa, a presença marcante. A associação Brasileira de Ensino de
Servoço Social que atraves de encontros regionais deu respaldo academico as
propostas de reconceituação.
Com
referencia a participação da ABESS, assim se expressa Ana Augusta. A nalisando
o documento de Araxá, Ander-Egg diz que esse documento é o mais serio que foi
sistematizado pela “ geração 65”. É como o movimento, o documento tem como
marco ideologico o desenvolvimentismo.
Ander
Egg, referindo-se ao processo de reconceituação se propos e iniciou desde e a
partir dos marcos ideologico no documento de referencia”. Continuando sua
analise, nos mostras que o grupo iniciador – geração 65 - se subdivide,a pos Araxá, em dois, da
seguinte forma.
MYRTES DE AGUIAR MACEDO
A
Assistente Social Myrtes de Aguiar Macedo, em sua dissertação de
Mestrado sobre “ Proposiçoes Diagnosticas no quadro da Reconceituação de
Serviço Social”, após apresentar todo um quadro referencial, mostra que existem
varias tendencias no movimento de reconceituação e que cada um dela possui sua
epsitemologia e analisa varios autores e propostas a nivel da reconceituação do
Serviço Social”.
Entre outros analisou a presença do CBCISS,
atraves dos documentos de Araxá e Teresopolos. E diz que o Serviço Social é
entendido a partir de “ um enfoque orientado por uma visão global do homem,
integrado em seu sistema social” e que a pespectiva de analise dos documentos é
“ a realidade setorializada: modelo de analise funcionalista”.analizando a
reconceituação, Teresa Porzecanski diz que a mesma se divide eme tres caminhos:
o tecnismo-positivista, as correntes da educação conscientizadora e o metodo
dialetico.
TERESA PORZECANSK
A evolução de 1964, como se petenteou,
coloca ponto final na mobilização popular e cala as oposições, bem como a
universidade brasileira. A revolução passou a enfatizar o aspecto tecnoco,
levou a burocratização, á modernização empresarial. Segundo José Paulo Neto,
estes pontos relativos á Revolução de 64 colocaram em xeque o Serviço Social
tradicional que era assistencialista e idealista.
Diz o autor que no Brasil o processo de
reconceituação se conceituação se concentrou primeiramente na tarefa de adequar
a profissão às exigencias institucionalizadas do Estado autoritário e da grande
empresa que é seu colario econimico. O processo de reconceituaçãp aceita como
dado o quadro politico vigente e procura justificar sua existencia, executando
da maneira mas perfeita tecnicamente os passos necessarios para a consecução de
finalidades que são propostas por quem monopoliza.
Com a Revolução, diz Neto, o serviço social
brasileiro deixou de fazer incursões mas ampla e se concentrou no aspctos
cientifico – profissional. A revelaçaõ cai para o aspecto tecnico e o feche de
uma teoria metodologica invade os circulos institucionalozados, se transfere
para os seminarios profissionais e se estende para as atividades docentes.
DOCUMENTO DE ARAXÁ:
ANALISE E CRITICA
Explicitaremos na analise que faremos do
Documento de Araxás a posição assumida pela maioria dos participantes do
seminario de Teorização, bem como s dos assistentes sociais nesse momento. Para
maior clareza historica, queremos afirmar que essa posição não foi a única
assumida, pois existiram “ vozes discordantes em relação a ela. No periodo de
60-64, no dizer de safira Ammann, ao lado da postura tradicional” emergem e se
difundem movimentos que covebem a participação numa pespectiva critica e que
postulam mudanças estruturais na sociedade brasileira.
Esse grupo de profissionais vsi revendo
suas posições e ropendo gradativamente co a visão tradicional do Serviço Social. Essa situação leva a uma reflexão sobre a
pratica profissional, questionando a serviço de quem ela esta, do poder ou do
povo, levando pó sua vez a uma analise política da pratica.
A grande maioria dos assistentes sociais
presentes em Araxá assumiram a posição de integração e não de transformação das
estruturas e estavam de acordo com o projeto político vigente, apesar de muita
vezes desejarem mudanças no sentido de melhorar o sistema.
O documento se insere numa perspectiva
liberal, e que a partir dela o Serviço Social aceita, justificativa e legitima,
na pratica e na teoria, uma sociedade capitalista: reconhece as
imperfeições da ordem social vigente,
tanto que pretende melhorá-la.
Balbina Vieira “ o depoimento não oferecia
nenhuma idéia nova isto foi uma das criticas mas severas que lhe foi feita.
Apresentou, porem, uma síntese do que, no momento, se pensava do serviço
social,visto dento de uma visão cientifica e num quadro de referencias da
filosofia neotomista.
“procederemos á analise do documento de
Araxá,procurando investigar os conceitos que não estão “ explícitos” ou que
estão “ omissos”, bem como através das” tensões “ existentes no documentos. O
documento de Araxá,apesar de salientar a necessidade do conhecimento da
realidade, de um indispensável diagnostico,não apresenta, nem
sinteticamente,uma analise da referida realidade muito menos as contradições nela existentes
Parabéns.O resumo está bem objetivo, deu um norte a minha pesquisa.
ResponderExcluirola gostaria de saber se vc tem esse documento inteiro, pois preciso pra uma trabalho na faculdade. email: lucimara_sabinocruz@hotmail.com
ResponderExcluiraguardo respostas.
gostaria de saber se vcs tem algo mais profundo sobre araxá é para um trabalhoo na faculdade,myriaaraujo2015@gamil.com
ResponderExcluirMe ajudou
ResponderExcluirMuito
Pode falar sobre as criticas de jose pauoo netto ao documento de Araxá....
ResponderExcluirBest Free Spins on Casino With the Lowest Deposits (2021)
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