segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sinopse - Metodologia e Ideologia do Trabalho Social - Vicente de Paula Faleiros


 

Sinopse - Metodologia e Ideologia do Trabalho Social - Vicente de Paula Faleiros

Este livro é uma das contribuições mais importantes ao movimento de reconceituação do Serviço Social latino-americano. Nesta edição brasileira, preparada pelo próprio autor, o texto original espanhol foi minuciosamente revisto, modificado e ampliado. A obra não fica no criticismo vazio, mas oferece alternativas ao trabalho institucional-profissional de assistentes sociais, educadores, médicos, psicólogos e outros interessados nas “relações sociais” enquanto campo de intervenção.

Metodologia e Ideologia do Trabalho Social - Vicente de Paula Faleiros

clo
o autor faz uma critica reflexiva acerca de todos os processos que envolveram a trajetória do Serviço Social, as crises da profissão na busca constante por uma identidade profissional, suas aplicações teórico-metodológicas e dificuldades no enfrentamento da realidade social. A partir de considerações históricas, traça um quadro de comportamento do serviço social, para a verificação das problemáticas apresentadas e os posicionamentos profissionais para seu enfrentamento. Ora um Serviço Social à serviço do Estado, como contentor dos ânimos do trabalhador; ora o profissional posicionado politicamente rompendo com esse sistema; ora um período reflexivo que possibilitou a criação teórica e científica (saber profissional) e ora a preocupação com o saber-fazer, aliando teoria e prática . Assim, após essa visualização geral propõe a criação de estratégias de ação profissional, sem desmerecer a historicidade e a teoria, mas considerando as transformações sociais e a realidade brasileira atual diferida de outras. Seria novamente o caso de repensar o Serviço Social, não mais considerando a luta de classes burguesia x proletariado, que marcou o início de real intervenção do profissional na sociedade, mas o contexto mais atual de relações entre dominantes x dominados, que significa também uma relação de força e poder. Trata-se de uma estrutura que emerge das mais variadas contradições e valores envolvendo diferentes interesses e fragilizando àqueles que se encontram à margem dessas competições. Essa fragilidade emocional, física, psicológica e financeira, traz conseqüências para a vida dos indivíduos e suas relações familiares, impulsionando níveis de desigualdade e criminalidade que afetam de forma monstruosa nossa sociedade. É nesse contexto que o Serviço Social é chamado a intervir. As diversas faces das dificuldades sociais sejam elas econômicas, culturais, conflitantes com a lei, abusos de várias formas contra as pessoas e dignidade humanas, aparecem cotidianamente e necessitam do apoio desse profissional, habilitado para esse fim.

 


Mas não se pode reduzir sua atuação somente na identificação e encaminhamentos desses indivíduos aos órgãos competentes, é preciso analisar criticamente essa realidade geradora do conflito e buscar formas de intervenção para sua transformação. Embora da mesma profissão, muitos assistentes sociais se diferem ideológica e praticamente uns dos outros. Alguns trabalham para Instituições e se incumbem de suas tarefas de acordo com as normas que a mesma lhe propõe sem fazer uma análise conjuntural dessa ou daquela situação, outros porém vão mais adiante e possuem habilidades e estratégias que transformam significativamente a realidade. O autor exemplifica falando sobre o livro escrito por Paulo Collen (1987) sobre sua própria experiência enquanto interno da FEBEM, onde os Assistentes Sociais que o atenderam tiveram comportamentos diferentes, de um lado uma profissional estratégica, hábil e articulada e de outro um profissional que com posicionamento mecânico e alienado, projetando-se nos resultados positivos e negativos que tais intervenções lhe causaram. Essa é a estratégia em serviço social. Através da ação, conseguir realmente modificar uma realidade, transformar o sujeito em ator e autor de sua própria história. Não são atitudes fáceis, os obstáculos são muitos e o próprio sistema se encarrega de dificultar, mas essa habilidade vai fazer a diferença nas relações e no processo de legitimação da profissão.

Publicado em: 18janeiro, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário