terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Questão social e direitos


Questão social e direitos

 

O presente trabalho tem como objetivo abordar as transformações que as questõessociais, considerando o trabalho profissional como avaliação no seu processo de crescimento. Com a formação de profissional, que se preocupava com o andamento das questões sociais. O tratamento que esta categoria vem recebendo com as questões sociais exemplo dos fatos sociais está sendo visto. A fragmentação das politicas publica sociais que tem adquirindo seu espaço diante da sociedade como todo.

Os documentos de 1996 e 1999 que foi apontadoa questão social como elemento que concretiza a profissão e assim as questão sociais tem se desenvolvido e adquirindo um novo estatuto na formação de profissionais  que aceita o serviço social.

Dentre os processos curricularesnos fins dos anos 1980, foi a proteção social cuja, a sua fundamentaçãosão as particularidade histórica do profissional do serviço social: como exemplos os costumes culturais entre vários outros , já na configuração particular que traz a divisão social do trabalho na fase do capitalismo monopolista que agravava as questõessociais no seu estado gestor que intervém as questões sociais. Quando se fala produção e reprodução e questão social. Vimos da imersão e consolidação da sociedade burguesa. A questão socialneste período de fragmentação e pós- modernismo.

    O texto da ênfase esintetizam elementos essenciais do liberalismo que permitem a compreensão da reduzida intervenção do Estado no que diz respeito às políticas sociais, quais sejam: predomínio do individualismo, o bem-estar individual sobrepondo-se ao bem-estar coletivo, predomínio da liberdade e da competitividade, a naturalização da miséria, o predomínio da lei da necessidade, a manutenção de um Estado mínimo. à crescente mobilização e organização dos trabalhadores, além de ações de caráter repressivo, foram incorporadas algumas demandas dos movimentos operários, as reivindicações em leis que proporcionaram melhorias nas condições de vida, sem, contudo, atingir o cerne da questão social.

 

 

É importante destacar que, até o final do século XIX e início do século XX, o que se teve foi um capitalismo denominado concorrencial, ou seja, regido pela livre concorrência. Apartir de então, a fim de viabilizar um dos objetivos primários do capitalismo, que é o acréscimo dos lucros capitalistas pelo controle dos mercados , ocorre um processo de concentração de produção e de capital nas mãos de grandes corporações e a livre concorrência é substituída pelos monopólios capitalistas.

Para tanto, o Estado, enquanto espaço de disputa das classes sociais por direitos sociais, na atualidade, correspondeà sua autonomia relativa frente ao confronto entre capital e trabalho. Os Direitos sociais aos trabalhadores foram obstruídos pelo rompimento da crise estrutural do capitalnos anos 1970, que ampliou suas dificuldades de expansão e reprodução pela queda tendencial da taxa de lucro, estimulando contra tendências para conter as crises de acumulação, o que promoveu progressividade nos direitos sociais e acentuada precarização do trabalho.

Com a crescente mundialização do capital e a financerização detodas as suas modalidades, parte do trabalho necessário para suprir os meios de subsistência do trabalhadortambém está sendo extraída pela tributação crescente da esfera do consumo, compondo o fundo público que naatualidade serve enquanto grande indutor dos processos de concentração e centralização do capital. Priorizaremoso capital, por acreditar que as políticasneoliberais não representam de fato uma volta aos preceitos liberais e nem mesmo uma fase a ser superadaantes da superação do próprio capitalismo.

As políticas sociais dos anos 1980 e 1990 promoveram a regressãodos direitos sociais e das formas de regulação social, sendo verdadeiras contrarreformas, bem diferente das reformas clássicas que constituíram os avanços da democracia burguesaemancipação política , advinda daslutas sociais das classes trabalhadoras nas conquistas dos diretos sociais.

 

 

 

 

 

 

Referênciasbibliográficas

 

 

o  ABEPSS,2008

o  ABEPSS / CEDEPSS – CORTEZ, 1997

o    ANTUNES,1995

o    BEHRING ,CORTEZ 2003

o    COUTINHO ,1989

o    DIAS,1996

 

 

o   Apostila: Questão social e direitos

    Elaine Rossetti/  Silvana MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário